Início São Paulo Interior Zooparque Itatiba

Zooparque Itatiba

2
5648

Onde fica

O Zooparque Itatiba, fica no interior de São Paulo, foi inaugurado na década de 90 e é o maior Zoológico particular do Brasil. A principal meta do zoológico é priorizar a qualidade de vida e o bem estar dos animais.

É um local com belas paisagens e trilhas temáticas, porém não tem muita infra-estrutura para receber cadeirantes ou pessoas com carrinho de bebê. As trilhas são largas, porém o chão não é liso e possui algumas ladeiras.

Como é o Zooparque

Nós adoramos visitá-lo! A caminhada é um pouco longa, o percurso é um grande circulo, você não consegue sair no meio do caminho, precisa fazer o trajeto todo com cerca de 3km. Mas as crianças se entretem com os animais e natureza. Há sombras e bancos onde você pode dar algumas paradas, caso as crianças comecem a cansar.

Logo na entrada você verá Araras azuis e em seguida entrará no viveiro.

Os animais são lindos e o fato de não ter gaiolas entre os visitantes nos dá uma sensação melhor.

Após sair do viveiro, o passeio segue por uma trilha e você vai visitandos os diversos ecossistemas brasileiro, através de trilhas temáticas.

Trilhas temáticas

A primeira delas é a Expedição Pantanal onde você encontrará painéis didáticos explicando sobre a importância desse ecossistema para o planeta e algunas animais pertencentes a esse ecosstistema.

Depois você entrará na Expedição Amazonas, essa trilha é um pouco mais “radical”, possui uma ponte que balança, que a criançada ama. E há inclusive um local com ossos de animais e aquários com espécies da amazônia.

Depois você seguirá para a Expedição Mata Atlântica, nela há alguns viveiros com espécies da mata Atlântica e algumas atividades interativas por meio de placas. Mais um local com diversão garantida para as crianças.

Em algumas áreas você encontrará placas super explicativas, como essa abaixo. Eu acho super legal quando as informações estão bem ilustradas para chamar a atenção dos pequenos ainda não alfabetizados.

Continuamos o passeio e chegamos a Lanchonete dos Elefantes que fica bem perto dos Elefantes e Hipopótamo, convença seu filho a usar esse banheiro, pois depois você só terá outro na saída do Zoológico.

O banheiro é bem pequeno e possui um trocador.

Demos sorte e vimos a alimentação dos Elefantes e Hipopótamos, o biólogo do Zoológico nos explicou os hábitos alimentares e o motivo pelo qual eles treinaram esses animais.

Curiosidades

Os hipopótamos a partir dos 30 anos podem apresentar feridas na boca que podem evoluir para uma infecção generalizada e consequentemente a óbito. Por isso os hipopótamos do Zooparque só recebem a comida,  após mostrar a boca para o tratador! Os elefantes apresentam problemas nas patas, então eles precisam mostrar as patas para receberem o lanche da tarde.

As alimentações são variadas e em diferentes horários a cada dia da semana, demos sorte, pois não vimos nenhuma placa na entrada do parque informando sobre esses horários. Seria bem legal se eles avisassem os borários de alimentação.

Continuamos o passeio e fomos ver a Alimentação das Girafas, você pode pagar para alimentá-las.

Depois fomos visitar o Berçário dos animais, é uma área fechada, mas os biólogos e cuidadores cuidam dos bebês cobras, rãs, e pudemos ver os ovos sendo “chocados”.

Nas trilhas encontramos funcionários carregando pequenos animais, que as crianças podem passar as mãos e tirar dúvidas.

Na saída do zoológico, atrás o restaurante, há uma mini Fazenda, onde é possível tocar em alguns animais domésticos e também há uma horta. Esse espaço faz muito sucesso com crianças menores.

 

Após todos esses passeios ainda há opção das crianças brincarem em um parque que possui uma cadeira tipo tirolesa e uma espécie de labirinto com um escorregador em formato de cobra.

Ainda é possível andar de pônei ou brincar naquelas bolas sobre a água. Esses dois passeios são pagos a parte.

Os fotógrafos tiram as fotos logo na entrada do parque, na saída há um quiosque onde você poderá comprar essa foto e também uma loja, onde você poderá comprar animais de pelúcia e outros itens.

Nós visitamos o Zooparque no período da tarde, chegamos por volta das 14 horas, saímos às 17 horas, a Sofia brincou no parquinho até começar a escurecer, por volta das 18 horas.

Dicas para aproveitar melhor o passeio:

  • Embora tenha bastante árvores, leve chapéu e protetor solar,
  • Leve água, pois não tem bebedouros,
  • Leve Frutas e comidinhas, pois só há lanchonete no meio do percurso ou na entrada do Zooparque,
  • Vá em um dia em que as crianças estão dispostas para andar.
Onde Comer
Lanchonete dos Elefantes: Localizada dentro do zoológico, oferece sanduíches, porções, sucos, refrigerantes e cervejas.
Há um restaurante na entrada do zoológico, que oferece pratos quentes, saladas e sobremesas e serviço de buffet aos finais de semana. Durante a semana oferece serviço a La Carte, lanches e porções.
Clique aqui para consultar os valores atualizados e horário de funcionamento.
Aproveite melhor os passeios com as nossas dicas! Para ver mais passeios pelo interior de São Paulo, clique aqui.
Curta nossa página nas redes sociais!
Você já visitou o Zooparque? Conte para gente!

2 COMENTÁRIOS

  1. Me hospedei (em outubro de 2016) num hotel na estrada na entrada do zoo parque, pois estava voltando de caldas novas. Lazuli o nome. La eles dão ,como cortesia, a entrada para o zoo. Só pedir na recepção. Como eles tem um número de cortesias, pode ser que no fim do mês já tenham esgotado… o hotel é ótimo!! Recomendo muito a estadia.
    Ja o zoo é incrivel!! Vale a visita!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.