Oi pessoal, as férias estão quase acabando aqui nos Estados Unidos e agora consegui entender como funcionam as aulas extras, como natação, ballet e etc. Sempre tem alguém me escrevendo perguntando sobre o dia-a-dia por aqui, por isso resolvi escrever.
Como são as aulas Extra-curriculares nos EUA
A Sofia fazia natação, ballet e aula de circo no Brasil. Quando chegamos aqui nos Estados Unidos não matriculei ela em nenhuma dessas aulas. Ela só foi para a escola, pois precisávamos que ela aprendesse inglês e se familiarizasse a nova rotina.
Para saber como foi o primeiro dia de aula na escola aqui nos EUA, clique aqui.
As férias escolares aqui são diferentes, de junho a setembro, são as famosas férias de verão! Como a Sofia já fala e entende inglês achei melhor matriculá-la nas aulas que ela adora.
Aula de natação
As aulas são por estações e bimestrais, no verão você paga por summer programs . A Sofia fez dez dias seguidos de aula.
Nos outros meses as aulas são uma ou duas vezes por semana, e eles chamam de outono 1 e 2, inverno 1 e 2, primavera 1 e 2.
A Sofia já frequentou três escolas de natação no Brasil, mas o que notei de diferente é como os professores prestam atenção na técnica.
A professora vai ao lado dela o tempo todo e quando a técnica está correta, eles incentivam para que aumente a velocidade! Junto com a professora trabalha um auxiliar. Na raia da Sofia é um menino que aparenta ter no máximo 17 anos.
As aulas duram em média 30 minutos, mas é muito mais intensa, não tem pausa para descanso. Todas as raias são ocupadas, com crianças de níveis deifrentes.
E os professores são tão legais que as crianças amam!
Os pais ficam sentados em bancos em volta da piscina e temos que ajudar a olhar as crianças para evitar acidentes, além deles pedirem para não ficarmos no celular e sim incentivando as crianças a se esforçarem.
Banheiros
Essa foi sempre uma discussão que as mães do Brasil tinham, pois não havia banheiro família. E isso é algo em que as escolas de natação precisam pensar! Quando o André levava a Sofia na natação, ela tinha que se trocar no banheiro masculino, com vários homens pelados. Só que as mães que levavam os filhos, meninos, passavam pela mesma situação com seus filhos.
Aqui existe banheiro família e com portas, para que as crianças possam se trocar num ambiente privativo. Há uma centrífuga de maiôs e os secadores de mão, são posicionados mais alto para que as crianças sequem os cabelos!
Aula de Ginástica
Tenho pavor daquelas barras, rodopios e saltos mortais! Mas aqui as crianças fazem muita ginástica, na sala da Sofia quase todas fazem e ela anda tentando dar saltos perigosos em casa, ela nos pediu e a matriculei na aula de ginástica. No verão funciona como a natação, as aulas são variadas e os dias também. Serve para ajudar os pais que trabalham a deixar as crianças ocupadas e vigiadas.
Nas outras estações será uma vez por semana, uma hora de aula, com aquecimento, treinamento e relaxamento de músculos. Já no primeiro dia de aula, a Sofia precisa estar pronta no horário do início da aula e seguir a placa da professora dela. As crianças são responsáveis em saber onde guardar seus sapatos e onde se posicionar na fila!
As aulas são muito legais e puxadas, não tem moleza! As crianças são avaliadas diariamente e ao final do dia a professora vem conversar com os pais sobre a evolução deles.
Eu achei muito curioso como não há uma necessidade de se formar turmas, que seguem juntas. A Sofia se adaptou super bem e acho que funciona inclusive para que as crianças saibam se socializar!
E você tem alguma experiência de como funcionam essas aulas em outros países ou locais? Deixe seu comentário, eu adoro conhecer novas culturas!
Muito legal o seu blog. Mas fiquei com um dúvida… as aulas extras são sempre pagas?
Oi Milena, Obrigada!
Sim, no meu estado pelo menos todas as aulas extras são pagas. Existem lugares mais baratos, onde você paga mensal e tem direito a fazer várias atividades( Lifetime, YMCA) e existem escolas especializadas e por isso mais caras. Espero ter ajudado.