Fizemos essa viagem de carro partindo da nossa cidade em Minnesota para a Dakota do Sul no inicio de julho de 2020, sim no meio da pandemia!
Para minha surpresa nessa viagem descobrimos que boa parte do caminho seria percorrido na I-90 que é a estrada mais longa dos EUA ligando Boston a Seattle.
Onde dormir
Se você quer aproveitar os principais pontos turísticos do Estado eu recomendo se hospedar em Rapid City, pois fica bem no meio é uma cidade grande com várias opções de redes de hotéis, restaurantes e supermercados.
Nosso Roteiro de 5 dias
Primeiro dia
Partimos na quarta-feira. A primeira parada foi em Blue Earth, ainda em Minnesota, a cidade é bem pequena e tem um gigante verde (Jolly Green Giant), que foi colocado por um radialista da cidade com a ajuda dos comerciantes locais, na beira da I-90, com o intuito de atrair turistas para o local.
No início a empresa Green Giant, que foi a primeira a vender vegetais enlatados nos EUA, dava uma lata para cada turista que parava no local.
Ao lado do gigante tem um Museu com entrada gratuita contando a história do local.
Blue Earth também foi a cidade que criou o sorvete sanduíche, aquele que tem bolachas e sorvete no meio.
Sioux Falls
Após nosso rápido almoço seguimos para Sioux Falls, já na Dakota do Sul, onde tínhamos uma reserva de hotel.
Fomos direto para On The Rocks at The Falls. São as cachoeiras formadas há 14 mil anos atrás , quando a última camada de gelo da era glacial redirecionou o fluxo do rio para uma região com mais curvas, com o degelo a região ficou com muita água e deixou a mostra as pedras de quartzo da região.
O parque é bem cuidado, possui as ruínas de um moinho, um centro de visitantes, uma lanchonete e mesas para piquenique.
Visitamos a estátua de Davi no centro de Sioux Falls, ela foi doada por Thomas Fawick, um milionário admirador de Michelangelo. Aproveite e explore o centro a pé, há diversas esculturas espalhadas e muitos restaurantes charmosos.
Visitamos o Japanese Gardens,localizado no Terrace Park, o parque é pequeno e bonito mas se você não tiver tempo pode pular.
Ao final do dia fomos jantar no Centro de Sioux Falls, o local é um charme para passear e eu recomendo dois locais para comer doces o Parlour Sorveteria e a CH Patisserie que é de um chefe famoso dos EUA.
Segundo Dia
Saímos cedo de Sioux Falls e fomos para Badlands, para ler nosso roteiro completo pelo Parque Nacional, clique aqui.
Escolhemos parar na ida em Badlands, pois se precisássemos teríamos como voltar no último dia de viagem.
Reserve um dia inteiro para Badlands, principalmente se a sua família gosta de fazer trilhas.
Ao sair de Badlands paramos na cidade de Wall, que é famosa por ser o ponto da estação de trem entre Chicago e o Noroeste americano e também o “centro de nada”. A cidade ainda é pequena e sua principal fonte de renda vem do turismo, pois é passagem para quem vai para Black Hills e Badlands.
A loja mais famosa chama-se Wall-Drug tem de tudo, farmácia, loja de brinquedos, loja de artesanato, roupas e até um restaurante que vende café a US$0,05 aproveite e pegue um guia de passeios pela Dakota do Sul.
Pegamos um lanche e comemos no carro, pois ninguém estava de máscara e não nos sentimos a vontade em comer lá dentro.
Nosso Hotel estava reservado na cidade de Rapid City, após jantar fomos direto para lá!
Terceiro dia:
Acordamos cedo e as 9 horas já estávamos no Monte Rushmore (Mount Rushmore), o parque famoso em que estão esculpidas as faces de quatro presidentes dos EUA são eles: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.
Chegue cedo, pois todo mundo que vai para a Dakota do Sul quer conhecer o famoso Monte no horário em que estávamos saindo as 10:30 horas o parque já estava lotado.
Se você estiver com crianças peça para um guarda um livro de atividades de Junior ranger. Nele as crianças respondem algumas perguntas de acordo com o que veem no parque e ao término do passeio as crianças explicam para o segurança o que aprenderam. Os seguranças fornecem um botom de ajudante dos parques. Sofia amou e fez o juramento de preservação aos parques!
Recomendo um passeio pela trilha presidencial (Presidential Trail), comece pelo lado esquerdo olhando para o monte, é a melhor forma para não subir muitas escadas! Ao chegar numa casa entre e ouça a explicação de como o monte foi esculpido, foi bem legal!
Parque Estadual de Custer
Após o passeio pelo Monte Rushmore, seguimos para o Custer, fizemos a estrada cênica de Needle de carro. Não da para ir com motorhome, pois há túneis feitos de pedras bem estreitos pelo caminho.
O Sylvan Lake é lindo, mas super lotado! Pelo que entendi é o maior lago com praia da região, por isso chegue cedo ou vá no fim do dia. Passamos 3x e não tinha uma vaga para estacionar! ;-(
Bear Country USA
É um parque que você entra dirigindo e passa pelos animais selvagens, a grande atração são os ursos.
Keystone
Estava previsto uma chuva forte em Rapid City e como não queríamos ficar no quarto do hotel, voltamos para o sul, paramos no centro da cidade de Keystone, é uma graça, tomamos um sorvete e visitamos algumas lojinhas.
Parque dos Dinossauros
Ao final do dia voltamos para Rapid City. Fomos visitar o Parque dos Dinossauros (Dinosaur Park), o parque em si não tem nada demais, apenas algumas esculturas de dinossauros. Mas tem uma vista linda para a cidade de Rapid City!
Quarto dia
Acordamos cedo e fomos para Spearfish, essa estrada é linda! Você dirige na base do Canyon. E por incrível que pareça não tem tantos turistas.
Nós paramos na cachoeira véu da noiva, depois continuamos até avistarmos alguns carros na estrada era a trilha Iron Creek, uma das únicas sem nome e considerada uma das mais bonitas.
De um lado havia um rio e do outro o canyon, ela tem 6,4km e é muito bonita.
Depois fomos para a Spearfish Falls, é uma cachoeira próxima a um restaurante, dá para vê-la pelo lado direito do restaurante ou você pode descer por uma trilha fácil se não estiver com neve!
Almoçamos num restaurante muito bom na cidade de Spearfish chamado Mercantile e seguimos para Wyoming! Outro estado, pois o André queria visitar a Devils Tower.
Na volta paramos em Deadwood, cidade famosa pelos encontros de motoqueiros e vários filmes gravados na cidade ou que simulam o local.
Dormimos em Rapid City e no dia seguinte voltamos para Minnesota.
Você já viajou pela Dakota do Sul? Tem alguma dica para nos dar? Deixe seu comentário.
Para ler mais dicas de viagens com crianças acesse nossas dicas, aqui. Viagem de carro pela Califórnia com crianças, clique aqui. Para ler sobre viagens com crianças em New York, clique aqui