Devido a pandemia nós tivemos duas viagens canceladas, uma delas seria um cruzeiro no caribe que sairia dia 20 de março, uma semana após a decisão de fecharem tudo por aqui. Minha mala já estava semi pronta!
E a outra seria em um Resort, remarcado para Agosto aqui no norte de Minnesota, porém as piscinas estavam fechadas até o dia em que poderíamos cancelar sem custo e não queríamos pagar algo e não aproveitar.
Decidimos viajar no início do mês de julho. Com todos os cuidados foi possível aproveitar o passeio, não estou encorajando as pessoas a viajarem no meio da pandemia!
Escolha do Destino
Escolhemos um estado próximo ao nosso, fomos para a Dakota do Sul, pois poderíamos ir dirigindo.
Além da proximidade montei nosso roteiro só com passeios ao ar livre! Visitamos os Parques Nacionais e Estaduais da região. Sabemos que em lugares fechados o risco de transmissão é bem maior, por isso não visitamos museus.
Onde comemos
Nos restaurantes que tinham mesas ao ar livre, nós sentamos e comemos do lado de fora, desde que não estivessem lotados. Os que não tinham mesas ao ar livre só comemos dentro de três deles, pois as mesas estavam bem distribuídas com mais de 2 metros de distância.
E nos que não tinham essa opção? Comemos no carro, no hotel, na mesa de parques ao ar livre.
Hotel
Os hotéis estão bem preparados para receber os hóspedes, confesso que cotei uma RV (motorhome ou casa motorizada), para não termos que ficar entrando em hotéis. Mas verão nos Estados Unidos as pessoas já viajam bastante com RV e agora com a pandemia esse número dobrou.
Na mesma proporção estava o preço da RV, cotei para 5 dias de viagem por 3 mil dólares, soma-se a esse valor combustível e a quilometragem rodada que seria bem maior do que a permitida diariamente. Gastaríamos só com isso uns 4 mil dólares.
Ficamos em hotéis de rede boa, mas pela primeira vez nem olhei para as piscinas. A Sofia até viu a piscina de um deles e pediu para irmos, mas nossa resposta foi não!
Na recepção eles fornecem álcool para limpar controles, maçanetas, torneiras. Não está tendo serviço de quarto, você precisa deixar as toalhas do lado de fora e pegar na recepção quando chegar dos passeios.
Fui exagerada e levei toalhas de rosto para todos os dias!
Para o café da manhã você vai até a recepção e pega uma sacola pronta. Não tem como escolher o seu café. Confesso que isso foi bem ruim, mas entendo que os serviços de buffet de café da manhã em época de Covid não funciona!
Acesso aos Parques
Isso foi algo que nos chamou a atenção, em quase nenhum lugar estavam aceitando dinheiro, eles pedem para pagar com cartão, assim ninguém precisa tocar em nada. Se você não tiver cartão em alguns lugares aceitavam dinheiro, mas eles não davam troco.
Eu acho que isso é uma coisa que infelizmente vai durar por um bom tempo.
Porta-Malas
Nosso carro estava o típico carro de americanos. Levei um cooler enorme, não compramos refrigerantes, água ou sucos em restaurantes que não comemos dentro. Tínhamos tudo isso no porta-malas. Parávamos dia sim, dia não para comprar mais gelo.
Levei galão de água com torneira e sabonete para lavarmos as mãos todas as vezes que voltassemos para o carro e antes de comer, usamos também para lavar as frutas.
Levei 2 litros de álcool para as mãos e levei desinfetante para limpar até a mesa de cabeceira do hotel.
Levamos cadeiras para piquenique.
Banheiros Públicos
Nos parques para acessar o Centro de Visitantes havia controle do número de pessoas, por isso tinha filas. Mas no geral, não tivemos problemas, colocavamos a máscara o que é bom, pois a Sofia é super enjoada para cheiros de banheiros e usávamos.
Eu levei Lysol to go, é um spray desinfetante para viagem, que cabe no bolso e limpava tudo antes de tocar, neurótica por limpeza!
Deu para viajar tranquilamente e por isso já temos mais duas agendadas aqui por perto nos próximos meses.
Deu para aproveitar como se não tivesse Covid? Isso eu posso garantir que não, deixamos de visitar lugares muito legais mas que são fechados e certamente teríamos visitado. E também íamos embora de lugares que estavam começando a ficar muito cheios, coisas que em épocas normais não nos importaríamos.
Viajaria se tivesse alguém de grupo de risco na família? Não. Apesar de todos os cuidados sabemos dos riscos.
Para ler mais Como planejar uma viagem dos Sonhos por Conta Própria 10 Motivos para Levar seu filho para Viajar