O Rio Mississippi é o segundo maior rio dos Estados Unidos, sua nascente está localizada no Estado de Minnesota. O rio percorre 3.730 km até o Golfo do México.
A nascente dele é no Lago Itasca, que fica no Parque Estadual de mesmo nome localizado a 4 horas ao norte de Minneapolis.
Parque Estadual do Lago Itasca
Esse foi o primeiro Parque Estadual de Minnesota e o segundo Parque Estadual dos Estados Unidos, construído para proteger a nascente do Rio Mississippi.
É necessário comprar a permissão para a entrada ao Parque.
Ao entrar procure pelo Centro Mary Gibbs onde há um estacionamento grande, uma loja com souvenirs, banheiro e cafeteria, além de uma maquete bem grande explicando todo o percurso do Rio até desaguar no Golfo do México.
Há uma pequena trilha bem sinalizada até o lago onde se encontra a nascente.
Leve uma toalha, roupa e sapato que sequem facilmente e vá com roupa de banho por baixo da sua roupa.
É possível entrar na água e deixar-se ser levado pela correnteza até uma parte do rio onde você encontrará uma escada e uma ponte para você saber onde deve sair. É bem tranquilo, eu e André não estavamos com roupa de banho, mas nossa filha foi sozinha.
Quem foi Mary Hannah Gibbs?
Ela foi a pessoa mais importante para a preservação e conservação do Parque, sem o trabalho dela com certeza esse parque não estaria tão preservado como está hoje.
O pai da Mary Gibbs era o comissário do parque e nessa época ela era secretária dela, porém ele faleceu quando ela tinha 24 anos. Como ela estava habituada ao trabalho non parque, ela o sucedeu. Mary foi a única mulher e a mais nova pessoa a ter esse emprego nos EUA.
Nessa época as madeireiras eram as maiores indústrias do estado de Minnesota. Uma das madeireiras comprou uma área próxima ao parque e eles fizeram uma represa. Alagaram parte do parque e ainda estavam desmatando o parque.
Mary deixou bem claro de que era ilegal construir a represa no local, mas os empresários não ligaram. Ela lutou contra todos eles e conseguiu remover a represa.
O que representa a Escultura de uma mulher segurando um cesto
A escultura de Jeff Savage, fica no caminho para a nascente do Rio Mississippi, já dentro do parque.
Ela representa a mulher soltando tartarugas, renovando as estações e seguindo o fluxo da água.
Segundo os índios da região, a tartaruga é um forte símbolo da água e também simboliza o ciclo universal da vida. O casco da tartaruga representa a Terra, a Lua, o Sol e as estações do ano. As patas das tartarugas apontam para as quatro direções, sua cabeça apontando para cima honra ao Sol e o rabo apontando para baixo, honra a Mãe Terra. A tartaruga mostra todas as direções da vida, vivem na água, andam na terra e respiram o ar, por isso são um símbolo importante do Lago Itasca.
Centro de Visitantes Jacob V. Brower
Imperdível visitar o centro de informações educacionais que também possui uma área interativa para as crianças brincarem.
Em um outro espaço há uma área com cadeiras e lareira e uma grande janela onde é possivel observar os pássaros. No local também tem uma loja, máquinas de venda de snacks e banheiros.
Douglas Lodge
Para quem gosta de uma experiência diferente recomendo uma hospedagem no Douglas Lodge, há também opção de dormir em uma cabin.
Há um restaurante no local especializado em comidas típicas de Minnesota com uma área de mesas com grandes janelas e vista para a floresta.